Como ter o carro pronto para ir de férias

Muita gente usa pouco o carro durante todo o ano e vai sempre de férias de carro. Se é uma destas pessoas, deve ter em conta que os carros devem realizar manutenções periódicas, ou seja, isto significa que deve estar pronto a ser utilizado nessa altura. Por isso, deve saber como ter o carro pronto para ir de férias. Esta revisão antes de viagens de férias deve ser realizada com todo o cuidado porque as viagens fazem-se normalmente a uma velocidade média elevada, que não é o mesmo que circular na cidade.

 

Não se esqueça de ir a um mecânico

 

Tenha em conta que, para ter o carro pronto para ir de férias, há coisas que pode ter em atenção e outras que devem merecer a atenção de um mecânico.

 

Primeiro, os pneus

 

As coisas que pode verificar por si próprio e colocar no ponto são:os pneus e a pressão dos mesmos. Deve ver muito bem os pneus, se estão gastos, se têm o rasto adequado e, finalmente, deve ter em atenção a pressão de todos os pneus, incluindo o pneu sobressalente.

 

Verifique os níveis

 

Verifique os níveis dos líquidos. Para tal, deve verificar o nível da água do para-brisas, o nível de água do radiador, o nível do líquido de travões e, finalmente, deve verificar o nível de óleo no motor.

 

As luzes são importantes

 

Verifique que todas as luzes do seu carro funcionam corretamente. Verifique-as todas, inclusivamente a de nevoeiro, pois nunca se sabe.

 

Verifique os documentos e acessórios

 

Finalmente, verifique se tem consigo todos os documentos necessários e toda a documentação do veículo (seguro, ficha técnica, autorização de circulação do veículo, a sua carta de condução). Verifique ainda se tem o colete e o triângulos, que só são obrigatórios em alguns países.

 

Oficina de confiança

 

Por norma, se vai a uma oficina de confiança e pede para que façam a revisão do seu carro porque quer ir de férias, eles verificam o motor, as velas, o estado da correia de distribuição, os travões, os discos de travões, a bateria (para ver se carrega corretamente), os amortecedores, o alinhamento e o equilíbrio das rodas.

Fonte: auto.umcomo.com.br