Veja dicas para garantir segurança das crianças durante as férias

Chegaram as férias escolares. Com mais tempo livre, crianças têm oportunidade de passear e brincar ao ar livre. Pensando nisso, a Escola Prática de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) elaborou uma série de dicas para garantir a segurança das crianças nas vias públicas durante o período de lazer.

 

“A segurança das crianças é o nosso principal objetivo. Queremos que as orientações não sejam esquecidas nesse período de maior relaxamento”, diz a coordenadora de educação no trânsito do DER, Maria Lúcia Kutianski.

 

Uma das dicas da coordenadora é para as famílias que pretendem viajar nas férias. “Em viagens de carro ou mesmo passeios com a família é fundamental lembrar da utilização do cinto de segurança e dos assentos específicos para crianças, de acordo com o peso e a idade”. 

 

As caminhadas pelo bairro também merecem alguns cuidados, como manter a criança sempre longe do meio-fio e segurá-la pela mão ao fazer a travessia das ruas, que deve ser feita sempre em locais apropriados, respeitando a sinalização e com boa visibilidade.

 

Maria Lúcia destaca que as atividades ao ar livre devem ser praticadas em locais seguros, como o quintal de casa, parques ou outros lugares apropriados, sem fluxo de veículos.

 

As bicicletas também têm lugar apropriado. “Os locais ideais são os parques e as ciclovias, sempre na companhia de um adulto. Sem esquecer, é claro, dos equipamentos de segurança como o capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas, que reduzem o risco de ferimentos em caso de quedas”, disse a coordenadora.

 

Dicas para garantir uma viagem de férias segura:


- Não deixe crianças soltas dentro dos veículos em movimento;

- Crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no bebê conforto;

- Crianças entre um e quatro anos deverão ser transportadas nas cadeirinhas;

- Crianças entre quatro e sete anos deverão ser transportadas em cadeirão ou em assento de elevação;

- Crianças com idade entre sete e dez anos deverão ficar no banco traseiro, sempre usando o cinto de segurança;

- Crianças acima de dez anos poderão ser transportadas no banco da frente, usando o cinto de segurança;